sexta-feira, 8 de março de 2013

VEM PRO ARENA DEBATER E CONHECER O TEATRO NEGRO BRASILEIRO


Contra todas as adversidades, intempéries e tentativas de sabotagem, o Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada entrou na cena paulistana e provocou rebuliço, sacudiu a poeira estagnada e despertou pensamento. Chamou os verdadeiros artistas negros para o palco do Arena e se firmou como um marco na história do teatro brasileiro e do teatro negro brasileiro. Vale lembrar que o último evento desta natureza, que se propunha a discutir e apresentar a dramaturgia negra brasileira ocorreu em 1994 sendo que movimentos similares anteriores seriam apenas o TEPRON e o TEN. O NDMA chegou pra ficar. Resgatamos o Teatro Profissional do Negro de Ubirajara Fidalgo, colocamos olhos críticos sobre o TEN e apontamos características, parâmetros, estilos, influências que nos ajudam a pensar e levantar questões para um teatro negro brasileiro. O foco é a arte, o foco é a cena, uma cena que é entretenimento e que convida a uma reflexão inteligente que surpreenda e desoriente a expectativa de recepção do público e assim transforme e revolucione (aliás, perdeu muito quem deixou de prestigiar as falas da Profª Tania Brandão e do Prof. Luiz Silva Cuti, além das geniais falas de Luiz Antônio Pilar, Joel Zito Araújo que chamou todos a se posicionarem como artistas, Márcio Meirelles que chamou a atenção para a singularidade da experiência negra no corpo, na presença e na energia da cena, Julio Moracen com sua rica reflexão sobre as influências estéticas que formam o teatro negro e a Profª Evani Tavares com sua rica contribuição historiográfica). A agitação no Teatro de Arena Eugênio Kusnet não para. O Teatro Negro nunca teve tanto destaque nos guias de teatro de São Paulo e na mídia impressa e televisiva. É o início de uma grande transformação.


Neste final de semana e até 17/03 de quinta a domingo, O Subterrâneo Jogo do Espírito faz reviver o multiinstrumentista africano Fela Kuti num espetáculo cênico, musical e visual imperdível. 

Entre 21 e 24/03, Fábio Vidal e Mariana Freire se revesam em três solos: Sebastião, Seu Bonfim e Casa Número Nada. 

E para fechar com chave de ouro e com a benção de todos os orixás, Siré Obá - A festa do rei vai para o palco do Arena de 28 a 31/03. 

No meio disso tudo, tem palestra, tem leitura dramática e tem muito mais no Arena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário