Palestras/Debates




As Influências Estéticas da Dramaturgia Negra no Brasil
05 de dezembro de 2012 às 19h

Prof.Dr.Júlio Moracen Naranjo (UNIFESP)
Possui graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pelo Instituto Superior de Arte da Havana,Cuba (1996),fez especialização em Antropologia na Universidade da Havana e na Universitá Degli Studi Sapienza,Roma; concluiu o doutorado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo em 2004. Investigador associado ao Centro de teatro y Danza de la Havana e Professor de Historia e Patrimônio Imaterial na Universidade Federal de São Paulo(UnIFeSP). Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa intitulado História da Diáspora Africana nas Américas.


Assinatura e Autoria do Negro na Dramaturgia Brasileira
12 de dezembro de 2012 às 19h

Profª.Drª Evani Tavares (UFBA). 
Pós-doutoranda em Artes Cênicas junto ao PPGAC - UFBA, como bolsista Capes - PNPD. Projeto: CONTRIBUIÇÕES DA PERFORMANCE NEGRA PARA O TEATRO BRASILEIRO. É doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 2010. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, (UFBA) - 2002. Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação teatral, pela Universidade Federal da Bahia – 1993. Bolsista de intercâmbio Fulbright (University of Michigan - EUA), 2007-2008. Bolsista de doutorado do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford (IFP) - 2006-2009. Autora de “Capoeira Angola como Treinamento para o Ator”, 2008.



O Personagem Negro na Ficção Dramática
16 de janeiro de 2013 às 19h 

Prof. Dr. Joel Zito Araújo (ECA/USP) 
Cineasta e pesquisador, é doutor em Ciências da comunicação pela ECA/USP e fez pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema e no departamento de antropologia da University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Dirigiu documentários de curta e média-metragem tematizando o negro na sociedade brasileira. Em 1999, fi nalizou seu primeiro longa para a televisão, o documentário O efêmero estado União de Jeová, sobre Udelino de Matos. Dois anos depois, lançou A negação do Brasil, sobre a trajetória do personagem negro nas novelas brasileiras, com impressionante trabalho de pesquisa que deu origem a um livro homônimo. Foi escolhido melhor filme brasileiro do É Tudo Verdade daquele ano, tendo sido também selecionado pra vários festivais pelo mundo, entre eles o festival de cinema latino de Madri e o festival de documentários do Porto. Em 2004, finalizou seu primeiro longa-metragem de ficção, As Filhas do Vento, que ganhou oito prêmios no Festival de Gramado, entre eles: melhor filme segundo a crítica, melhor diretor, ator e atriz. Participou ainda de festivais na Índia, na França, na África do Sul e em Camarões. Em 2009, lançou o documentário Cinderelas, lobos e um príncipe encantado.


A Criação Coletiva/Colaborativa na 
Dramaturgia Afro-brasileira
30 de janeiro de 2013 às 19h 

Diretor Márcio Meireles (Bando de teatro Olodum) 
 Diretor teatral, cenógrafo e figurinista, nasceu em Salvador (Bahia), em 26 de maio de 1954. Começou a trabalhar com direção teatral na década de 70 e é um dos diretores mais atuantes do país. Responsável pela revitalização do tradicional Teatro Vila Velha, em Salvador, também criou, em 1990, juntamente com Chica Carelli o Bando de Teatro Olodum, grupo teatral baiano formado somente por atores negros. Em 1994, assumiu a direção artística do Vila Velha. De 2006 a 2010 foi secretário da Cultura do Estado da Bahia. Criador do espetáculo Ó Paí Ó, com o Bando de Teatro Olodum, cujo texto e projeto de encenação deram origem ao filme do mesmo nome, dirigido por Monique Gardemberg, com o ator Lázaro Ramos (que começou sua carreira justamente no Bando de Teatro Olodum).  www.marciomeirelles.com.br


A Dramaturgia Infantil sob o Olhar do Autor Negro e o Personagem Negro na Dramaturgia Infantil
22 de fevereiro de 2013 às 19h


Luiz Antônio Pilar

Bacharel em Artes Cênicas- especialização em direção teatral, (1991), UNI-RIO. Formação profissional para atores – 1981 / 1982 – da Escola de Teatro Martins Penna, no rio de janeiro. Dirigiu  diversas novelas e mini-séries na Rede Globo de Televisão, documentários para TV Futura, “Em quadro - a história de 4 negros nas telas”, documentário “O Xixi do Carnaval”, “Os Normais” - o filme, diretor geral de Malhação - 2009”. Recentemente dirigiu o espetáculo infanto-juvenil “Paparutas” com texto de Lazaro Ramos.



Impasses Poéticos na Cena Brasileira: 
Negra Cena de Alma Branca
27 de fevereiro de 2013 às 19h

Profª Drª Tania Brandão (UNI-RIO)
Possui graduação (Bacharelado) em História pela UFRJ (1973), Licenciatura Plena em História pela UFRJ (1974) e Doutorado em História Social pela UNIRIO (1998). É Livre Docente em Direção Teatral pela UNIRIO. Exerceu a função de crítica de teatro em diversos periódicos. Atualmente, é professora aposentada colaboradora d PPGT – UNIRIO. Integra diversas comissões de premiação, curadoria e de organização de eventos teatrais. É pesquisadora de História do Teatro Brasileiro e orientadora de pesquisas de Mestrado e Doutorado. É professora de Teoria e História do Teatro. Coordenou o GT Teatro Brasileiro da ABRACE ate o VI Congresso (2010). Integrou o Júri do Prêmio Shell de Teatro RJ (2005-2010)  Integra o Prêmio APTR de Teatro (2006/). Integrou o Forum Mensal de Crítica de Teatro de O Globo (2008-2009). É crítica de teatro assistente de O Globo (2010/).




Transposição de Narrativas Literárias para a Dramaturgia Negra
06 de março de 2013 às 19h

Prof. Dr. Luiz Silva “Cuti” (UNICAMP)
Formou-se em Letras (Português-Francês) na Universidade de
São Paulo, em 1980. Mestre em Teoria da Literatura e Doutor
em Literatura Brasileira pelo Instituto de Estudos da Linguagem – Unicamp (1999-2005). Foi um dos fundadores e membro do Quilombhoje-Literatura, de 1983 a 1994, e um dos criadores e mantenedores da série Cadernos Negros, de 1978 a 1993. Autor dos livros “Literatura negro-brasileira” e “Lima Barreto” (Selo Negro Edições).

www.cuti.com.br




Questões para uma Dramaturgia Afro-brasileira
20 de março de 2013 às 19h

Prof. Dr. José Fernando de Azevedo (EAD/ECA/USP)
Fez curso de cinema na FAAP e filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), onde doutorou-se em Filosofia Contemporânea e estética com tese sobre o teatro de Bertold Brecht. É, atualmente, é professor da escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP); foi um dos curadores do Próximo Ato – encontro Internacional de teatro Contemporâneo (2006-2009). É fundador, diretor e dramaturgo do Teatro de Narradores.




O Estereótipo do Personagem Negro na 
Dramaturgia Brasileira
27 de março de 2013 às 19h
Diretora Fernanda Júlia (Cia. Nata de Teatro)
Graduada no Bacharelado em Direção Teatral da Escola de Teatro da UFBA, diretora fundadora da Cia de Teatro Nata, fundada em 17 de outubro de 1998 na cidade de Alagoinhas, BA. Dramaturga, educadora e pesquisadora da cultura africana no Brasil com ênfase nas religiões de matriz africana e Candombé. Seus últimos espetáculos foram Sirê Obá – A festa do Rei e Ogum – Deus e Homem pelo qual foi indicada ao Troféu Braskem de Teatro de Salvador no ano de 2011.


Dramaturgo Negro x Dramaturgia com Temática Negra
03 de abril de 2013 às 19h

Ator e Dramaturgo Aldri Anunciação
Bacharel em Teorias Teatrais com a monografia Dramaturgia Brasileira no Teatro Alemão – Tradução e Encenação pela UNIRIO. Desenvolve uma carreira de ator desde 1996, quando estreou nos espetáculos O Sonho do diretor mineiro Gabriel Vilela, e Os Negros com direção de Carmen Paternostro. Recentemente atuou nos espetáculos Dom Quixote de Ruy Guerra, Um Homem Célebre de Pedro Paulo Rangel, Namíbia, Não! com direção de Lázaro Ramos e no longa-metragem Revoada (lançamento programado para 2012), do diretor baiano José Humberto Dias. Entre 2009/10 realizou estágio em direção e montagem de óperas na Alemanha e Áustria. Vencedor do Prêmio Braskem de Melhor Texto de 2011. Participou na Comissão Julgadora de Seleção de Projetos para o Núcleo de Produção do TCA – FUNCEB em 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário