sexta-feira, 29 de março de 2013

ESCLARECIMENTO SOBRE A SAÍDA VOLUNTÁRIA DOS COLETIVOS NEGROS DE TEATRO DE SÃO PAULO DA MOSTRA NOVA DRAMATURGIA DA MELANINA ACENTUADA




Em resposta ao amplo movimento de retratação organizado pelos Coletivos de Teatro Negro de São Paulo, a coordenação da Mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada vem esclarecer a saída voluntária dos três grupos: Coletivo Negro, Cia Os Crespos e Clariô da referida mostra.

Lamentamos que os grupos que formam o movimento dos coletivos negros de São Paulo (especificamente Coletivo Negro, Cia Os Crespos e Clariô), tão experientes, não tenham conhecimento de que participar de uma produção da natureza do Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada demanda uma infraestrutura logística (alimentação, hospedagem, transporte) muito mais complexa e custosa para os grupos e espetáculos vindos de outros estados brasileiros do que para grupos e espetáculos locais. Isto justifica amplamente a atitude da coordenação financeira em diferenciar os valores dos cachês, da mesma forma que ocorre em qualquer festival ou mostra de teatro no Brasil o que não os torna menos democráticos por isto. Lamentamos profundamente o ocorrido e esperamos que os coletivos negros de São Paulo (especificamente Coletivo Negro, Cia Os Crespos e Clariô) compreendam esta realidade para que possam participar das próximas edições do evento.

A organização deixa claro que em nenhum momento destratou os grupos citados e que a questão é meramente financeira e não ideológica posto que os mesmos grupos integraram a programação até início de fevereiro declarando-se interessados pelo conceito proposto. A organização abriu-se ao diálogo mas, infelizmente, não pode atender as exigências financeiras impostas, as quais eram abusivas e sem margem de negociação e deixou os grupos livres para decidirem permanecer ou não na programação.

Em todo o caso, a coordenação da Mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada está aberta a considerações críticas construtivas pelo endereço: melaninaacentuada@gmail.com e aguarda sua contribuição para melhorar sempre mais a organização do evento de modo profissional e primando sempre pela defesa do tema a que se propõe debater: assinatura do autor negro na dramaturgia nacional. E pela divulgação e abertura de espaço para o debate artístico da cena negra brasileira.

A Mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada encerra neste final de semana com apresentações de Siré Obá - A Festa do Rei de 28 a 31/03 às 20h. Vem pro Arena celebrar o Teatro Negro Brasileiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário