sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

VIRGÍNIA - LEITURA DRAMÁTICA




Tássio Ferreira
Natural de Salvador-BA. Dramaturgo, Ator e Diretor. Licenciado em Teatro pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pós-Graduado em Arte na Educação pela FAAC e Professor de Teatro da Secretaria de Educação  do Estado da Bahia. Escreveu 10 peças, sendo “Cipriano” o maior destaque, a qual foi publicada no Livro “Quatro Cravos  Para Exu”. Suas pesquisas de graduação e pós-graduação investigam uma metodologia específi ca de ensino de dramaturgia nas escolas. É Diretor Artístico e fundador da Companhia de Teatro Hedônicos, na qual encena seus textos.



Christian Duurvoort 
É preparador de elenco para cinema e Tv, ator, diretor e pesquisador atuando a 25 anos na área cultural. Reside atualmente à cidade de São Paulo. Seus estudos foram realizados nas escolas Amsterdams e Mimeschool na Holanda, na École de Théâtre Jacques Lecoq em Paris, e no Atelier de Préparation Corporelle de l’Acteur de Monika Pagneux, também na cidade luz. Foi professor convidado da Escuela Internacinal de Cyne y Televisión de Cuba, realizou workshops para o CNAC em cidades da Venezuela como Caracas e Maracaibo, foi jurado do Festival de Cine Venezuelano em Mérida e realiza cursos livres na Academia Internacional de Cinema em São Paulo e no Gafanhoto, SP. Nesses 25 anos de carreira estão entre seus trabalhos que mais se destacam a preparação de elenco para filmes como Xingu de Cao Hamburger; Cidade de Deus, Ensaio sobre a Cegueira ambos de Fernando Meirelles, Noel Rosa, Poeta da Vila de Ricardo van Steen, O Banheiro do Papa de César Charlone e Enrique Hérnandez, Cidade dos Homens de Paulo Morelli, Plastic City de Yu Li Kwai, Os Capitães da Areia de Cecília Amado, A Via Láctea de Lina Chamie, Não por Acaso de Phillipe Barcinski, Nosso Lar de Wagner de Assis.
Nos seus 30 anos de atuação em cinema e teatro e a partir de experiências e pesquisas, Duurvoort aborda a técnica de interpretação e de direção de atores no cinema a partir do método por ele criado e denominado Ator Imaginário. Este método aborda o corpo do ator como uma paisagem e as suas ações, o Tempo. Para ele a composição de imagens em ação gera uma emoção, um pensamento, uma informação, uma interpretação, tanto por quem faz como por quem vê o filme. Sua proposta pedagógica inaugura uma verticalização criativa na relação do ator com o diretor na finalidade de contar uma história fílmica. É importante acrescentar que, depois de anos dedicados à preparação de elenco, tanto com atores quanto com não-atores, em filmes no Brasil, Uruguai, Canadá, Venezuela e Itália, Duurvoort apresentou seu método na renomada Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Banos, em Cuba.


Ficha Técnica

Texto VIRGÍNIA

AUTOR: Tássio Ferreira

DIREÇÃO: Christian Duurvoort

ELENCO.......................................Personagens:

Ariela Goldmann.............................Virgínia
Marina Medeiros............................ Arlete
Lilih Curi......................................... Amália
Milene Haddad............................... Albertina
Priscila Paes.................................... Arminda
Mara Amorim................................. Maria




Nenhum comentário:

Postar um comentário