Há 47 anos este palco contava Zumbi através de um espetáculo dirigido por Augusto Boal, que na ocasião experimentava dramaturgicamente um sistema de cena onde atores revezavam o mesmo papel dentro do mesmo espetáculo. O Zumbi de Boal trouxe dentre outras qualidades, uma contribuição para o fomento de uma dramaturgia diferenciada e influenciada por diversas poéticas teatrais, em um resultado estético onde “NARRAR o personagem”, talvez fosse mais necessário do que “VIVER o personagem”.
O projeto NOVA DRAMATURGIA DA MELANINA ACENTUADA que agora ocupa este espaço (até 07 de abril de 2013), dialoga diretamente com o Boal de tempos atrás. Mas dessa vez coloca o objeto narrado de Arena Conta Zumbi ¹ no centro da cena, para que ele exponha, viva e construa através de suas palavras as ações que compõem a sua própria história. Em um processo inaugurado por Abdias do Nascimento (TEN²) e Ubirajara Fidalgo (TEPRON³) dramaturgos de “melanina acentuada” ao longo desses anos, assumiram a escrita, retiraram palavras de suas veias, possibilitando um diálogo de suas almas com todos os cidadãos brasileiros, em uma promoção generosa de troca e conhecimento do próximo.
Saber o que o se passa no coração do outro é de grande importância para o fomento da fraternidade. A dramaturgia dos autores apresentados neste projeto de Ocupação que visa investigar e analisar as estéticas e temáticas de dramaturgos negros (brasileiros e contemporâneos), constitui a abertura de um diálogo com todo e qualquer cidadão do mundo que aprecia o encontro. A melanina precipitada de suas peles é apenas um detalhe de localização histórica, e um mapa para se chegar à alma desses artistas da palavra, não caracterizando uma senha de acesso a essa festa teatral. Muito pelo contrário. O objetivo principal dessa investigação dramatúrgica é o encontro. Encontro das melaninas (brandas, suaves ou acentuadas) para que a partir daí possamos construir uma cena (e um mundo) cada vez melhor!
Nossa equipe deseja que vocês apreciem nossa vasta programação composta por 66 apresentações teatrais, 10 de bates e 07 leituras dramáticas de textos inéditos, e passem a conhecer um pouco mais sobre esses novos autores teatrais que tanto contribuem para o nosso teatro brasileiro.
Sejam todos bem vindos!
Aldri Anunciação
Coordenador Geral
1. Espetáculo teatral com texto de Gian francesco Guarnieri/Augusto Boal que estreou no Teatro de Arena em 1965.
2. TEN – Teatro Experimental do Negro , companhia teatral fundada na década de quarenta por Abdias do Nascimento.
3. Teatro Profi ssional do Negro criado na década de setenta por Ubirajara Fidalgo
Nenhum comentário:
Postar um comentário